portfolio-lapis

 

“Teoria crítica como fundamento para análise do populismo e do autoritarismo” (Jeremiah Morelock) e “Neoliberalismo progressista e o momento populista” (Felipe Ziotti Narita)
Conferência de abertura do III Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social da Unesp, em Franca (SP), no dia 8 de novembro de 2018. Conferência conjunta de lançamento do livro “Critical theory and authoritarian populism” (University of Westminster Press, 2018).
Mais informações

Cartografias do contemporâneo: crise, conjuntura e o problema do comum
Seminário organizado por Reinaldo Furlan, Sérgio C. Fonseca e Felipe Ziotti Narita dedicado à análise e à discussão das contradições que movem os sistema social, expondo as imagens da crise e as fraturas da globalização capitalista. A perspectiva, portanto, implica uma reflexão sobre teoria social, tendo em vista cenários de intervenção no atual debate público/político. O evento é realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Rádio USP.
Página oficial no IEA-USP  |  Notícia

Autoritarismo e ascensão transnacional do populismo de direita: teoria crítica e cenários sociológicos (com Jeremiah Morelock, Boston College)
Duração: 1:01:08  |  Data: 14/05/2018  |  Tags_imagem teoria social, populismo, política
Conferência baseada no livro Critical Theory and Authoritarian Populism (editado pelo Jeremiah e publicado em 2018 pela University of Westminster Press, contando com um capítulo assinado por nós dois). Esta foi a conferência de abertura do 2º Seminário de Estudos Interdisciplinares em Direitos Humanos, Educação e Dignidade (coord. Prof.ª Dr.ª Madalena Gracioli, FFCL/Univ. de Coimbra). Agradecemos a Andrew Lockett (Univ. de Westminster) pela autorização na liberação do material. Uma versão editada deste material será disponibilizada no soundcloud da Universidade de Westminster.
Link audio

 

Seminários públicos [USP] – 2017 (com Sérgio C. Fonseca, USP)
Tags_imagem teoria social, pesquisa, história
Descrição

 

Merleau-Ponty: introdução ao problema da racionalidade do processo da história
Tags_imagem teoria da história, marxismo, Maurice Merleau-Ponty, revolução, política
Curso de extensão, 11/2016
pdf

 

Nação, religião e educação no oitocentos
Tags_imagem nação, religião, Brasil, Império
Oficina para graduação, Unesp (Franca), 04/2010
pdf

 

© Felipe Ziotti Narita